SESSÃO PEDAGÓGICA
1 – AGENDA ESCOLAR DO ALUNO
É responsabilidade do
professor verificar a agenda diariamente e
se o aluno a entregou ou não e
não deixar nenhum recado sem
visto e/ou resposta triando e encaminhando ao setor necessário.
Recados endereçados à secretaria/direção/coordenação/cantina devem
ser encaminhados no primeiro horário ao
setor responsável já respondido (se for o caso) para vistos e providências.
1.1. CANTINA
A cantina do Colégio Eduki oferece alimentação saudável e de
qualidade. Os lanches oferecidos aos alunos devem ser preparados no dia. Desta
forma, os pedidos precisam ser enviados para a cantina logo no primeiro momento
do dia, pois todos os departamentos tem horários a seguir.
Os efetuam as suas compras através do Cartão da Cantina, que
estará vinculada aos pedidos de cantina, onde os pais poderão recarregar pelo
sistema informatizado
® Solicitar que um aluno faça a entrega, pois o
professor não deve deixar a turma sozinha
® Realizar todos os
encaminhamentos de uma única vez
® Avisar a cantina e a
secretaria do Colégio quando houver agendado a data de aniversario do aluno
(descartáveis ficam por conta dos pais).
1.2 BILHETES
® Todos os bilhetes recebidos e/ou escritos devem ser vistados pela
coordenação, direção ou secretaria
® As professoras do Maternal
e jardim devem escrever diariamente como foi o dia da criança (manhã e tarde).
® Para visto de a
coordenação entregá-las até 10h00min e 16h90min;
® Colar todos os bilhetes
entregues nas agendas verificando
diariamente se todos foram enviados
principalmente se a criança faltou ou esqueceu a agenda , ficar bem atenta pois falhas na comunicação o
geram muitos transtornos e
reclamações
Em
caso de faltas do aluno solicite a
secretaria que ligue para a família se houver algum comunicado importante
2 – ATENDIMENTO E ENTREVISTAS COM OS PAIS
A professor deverá preencher a ficha de
pré atendimento informando os principais pontos a serem tratados com o pai no
seu atendimento, para ciência e aprovação da coordenação.
No
caso da solicitação ser feita pelo Colégio o professor deve elaborar um relatório para ser apresentado e entregá-lo
à coordenação com no mínimo dois dias de antecedência para análise e/ou
alterações
Se o agendamento foi solicitado pelos
responsáveis o professor deve estar munido dos seus registros e/ou material do
aluno para facilitar o atendimento.
® Todos
os atendimentos deverão ser registrados na ficha de atendimento aos pais.
® Marcar nos horários de aulas específicas, caso haja
necessidade de outro horário consulte a coordenação.
® Não
realizar atendimento no portão ou na rua nem na entrada e saída dos alunos
® Usar
sempre a sala de atendimento não realizando atendimentos no pátio.
® Cuidado sobre o que dizer aos pais, evitar o
diagnóstico impróprio do desenvolvimento do aluno. Uma palavra dita errada,
poderá acarretar prejuízos futuros para o aluno.
® A reunião de pais do
bimestre será destinada somente para o resultado final do seu trabalho, então
utilizar os horários das janelas para resolver pendências pedagógicas.
2.1 SAC
(SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE)
Um
dos objetivos do Colégio Eduki é o atendimento personalizado e melhor atender
ao cliente. Portanto, as informações dos pais como sugestões, criticas e elogios
são tabulados em um formulário impresso de Atendimento ao Cliente. As
informações são colhidos por atendimento telefônico, email, site, facebook ou pessoalmente.
3 - ORGANIZAÇÃO DAS AULAS
Dinamize as aulas, explorando o espaço físico (dentro e fora
da classe) interagindo com o grupo e evitando a postura de distanciamento ao
ficar muito tempo sentado na mesa do professor.
Caso necessite
mudar a disposição das carteiras sinta-se à vontade, é até positivo, mas
lembre-se de que após o término de sua aula estas devem retornar à posição
inicial;
® Não peça para alunos
carregarem cadeiras ou carteiras, isso poderá gerar possíveis transtornos.
® Ao término do seu período de aula, favor guardar as canetas e apagadores,
desligar as luzes e os ventiladores.
® Organizar e manter a sala muito bem arrumada , inclusive o material do
professor dentro e fora da sala.
® Seja o último a sair da sala de aula visando assim evitar possíveis
transtornos.
® Nas aulas das
Especialistas as professoras da sala não devem deixar atividades e nem
apostilas com os alunos para continuarem na volta, isso atrapalha a aula da
especialista, retire sempre da mesa essas atividades e as distribua novamente
depois .
® Não utilizar o pátio nos horários de entrada e saída do transporte.
® Manutenção: registrar
todas as necessidades no relatório periódico.
A
organização da sala de aula é de responsabilidade do professor bem como os
materiais que ela contém.
É importante organizar e cuidar muito bem do
material dos alunos recebido através da lista garantindo a melhor durabilidade
possível e orientar os alunos para isso.
Conferir e identificar todo material recebido para evitar perdas ,
aborrecimentos e a necessidade da professora ter que ressarcir aos pais o material
perdido.
Lembre-se
de observar os alunos que necessitam de
maior supervisão e orientação , aqueles
que ainda não possuem a autonomia
necessária deverão ser estimulados pelo professor no sentido de
saberem se organizar e conservar seus
materiais de acordo com as
possibilidades de sua faixa etária e/ou estágio de desenvolvimento.
Se o docente precisar solicitar para os pais ou para a escola
algum material deverá ser fazer com antecedência mínima de quinze dias
Solicitar apenas o estritamente necessário evitando sempre o desperdício.
O acesso ao almoxarifado é somente da secretaria e
Coordenação/Direção.
Todas as folhas de sulfite dos alunos serão encaminhados para a
Secretaria onde farão o controle das
cópias e quantidade de impressão por turma.
® Liberar os alunos para o banheiro e/ou higiene no máximo em
duplas evitando bagunça e sujeiras desnecessárias (alunos do Fundamental
devem fazer sua higiene nos banheiros de
cima, oriente os mesmos.)
® Orientar
os alunos a utilizarem as garrafinhas para tomar água enchendo-as até a metade para evitar o
desperdício e reabastecendo somente quando necessário.
® O
professor também deve utilizar uma garrafinha . Seja o exemplo !!!!
®
Verificar sempre se a garrafinha não esta precisando ser trocada,
® O aluno não deve
deixar a garrafinha na escola
® Orientar
os alunos na hora do lanche para que não derrubem tanta sujeira no chão e que
usem tolhas ou guardanapos sob o lanche para melhor higiene.
Atentar-se para a hora da saída, verificando
se a criança está limpa, com sapatos amarrados, blusa de frio sempre que
necessário.
4. IMPREVISTOS E OCORRÊNCIAS DE SAÚDE DOS ALUNOS
Alunos que passem mal ou se machuquem devem ser encaminhados à secretaria
imediatamente !!!!!
Todos os professores têm que estar certificados e
preparados para realizarem os procedimentos ensinados nos Treinamentos de
Primeiros Socorros
TODAS AS OCORRÊNCIAS PRECISAM SER REGISTRADAS NA AGENDA DO ALUNO E
NO LIVRO DE OCORRÊNCIAS DO COLÉGIO
5 – METODOLOGIA DO DOCENTE
Não se esqueça de que aulas
expositivas não são a única estratégia de aula existente. Alterne-a e utilize
outras técnicas, como dinâmicas de grupo, jogos, filmes, dinâmicas e
sensibilizações;
Mudanças de ambiente também são muito
favoráveis. Novos ambientes ajudam a promover novas atitudes e comportamentos.
Uma simples leitura no pátio traz outro ar a turma...
Não fique limitado ao livro /
Material didático. Seja criativo!!!!!!
Sua metodologia deve se adequar a
proposta pedagógica da escola e as características da turma e dos alunos e não
o contrário.
Solicitar apenas impressões
estritamente necessárias não esquecendo
que há cadernos, apostilas, produções
individuais, coletivas e outros tantos
recursos a serem utilizados. Sendo autorizados somente as atividades em anexo
do material e retiradas do portal.
Preencher sempre o formulário de impressão ao solicitá-las.
Entregá-las à
coordenação atentando aos prazos definidos no cronograma de datas. É importante
que a docente envie as impressões no email semanarioeduki2018@gmail, com a
formatação pronta. As colaboradoras da Secretaria não estão autorizadas a
formatar as atividades, portanto para que as impressões serão realizadas, devem
estar certas.
Observar os padrões estéticos utilizando sempre margem, logo e
cabeçalho enviado pela professora de informática solicitando auxilio a ela
sempre que necessário.
Atividades
consideradas fora dos padrões não serão impressas. Capriche !!!!
CTodo o material de impressão deve ser autorizado pela coordenação
(a secretaria não tem essa autonomia e devolverá qualquer solicitação não
autorizada e fora do dia).
6.DISCIPLINA DOS ALUNOS
® Estabeleça desde o
primeiro dia de aula com extrema clareza os combinados com as regras de atitudes aceitas pelo professor
e pelo grupo. Defina os limites discutindo com a classe de forma participativa;
® Mostre-se firme e
persistente, mas tenha bom senso na cobrança dos limites;
® Elogios devem ser feitos
em público valorizando as atitudes que devem ser repetidas. Críticas devem ser
feitas em particular apontando as correções necessárias sem expor o aluno
® Utilizar os conceitos da ESCOLA DA INTELIGÊNCIA sobre atitudes saudáveis e não saudáveis,
aprender a conviver com o outro, a respeitar etc.
® Identifique os casos
isolados de condutas resistentes e chame o aluno para uma conversa. Passe a
imagem de que a indisciplina pessoal é uma particularidade. Caso a conduta
negativa persista analise o caso com a coordenação;
® Não permita a aglomeração
de alunos na mesa do professor, pois é você quem deve ir à mesa do aluno
® Não utilizar práticas
antigas como pedir para um aluno olhar a turma, marcar nomes, abaixar a cabeça
na mesa, etc
® Não é permitido manter o
aluno ou os alunos lanchando sozinho na sala
® Faça sempre uma reflexão
sobre o que é indisciplina... Será que você não está precisando se atualizar?
7. BRIGADA DE
INCENDIO
Alunos e professores aprendem como agir em uma emergência
O
Colégio Eduki em parceria com a Impacto
Saúde, participa anualmente da Brigada de Incêndio Escolar.
Durante o treinamento conduzido pelo Bombeiro da Impacto Saúde,
professores, alunos e funcionários aprenderam que, em meio a uma eventual
evacuação, é importante não correr. A saída deve ser andando – de forma
ordenada e constante. Além disso, é essencial que todos conheçam previamente as
saídas de emergência e os corredores em ambientes fechados. (JDL).
A professora deverá trabalhar primeiros socorros em sala de aula, através
de atividade práticas e dinâmicas a fim de fixar de forma dinâmica os conteúdos
importantes para a segurança dos alunos.
6- ENTRADA , SAÍDA DE ALUNOS E TRANSPORTE ESCOLAR
As entradas das turmas nas salas
devem iniciar pontualmente as 7h e as 13h liberando o pátio para a entrada do
transporte e incentivando os alunos a serem pontuais.
Na saída os alunos que utilizam o transporte devem sair da sala ás
11h30 às 17h30 .
Alunos que são retirados
por um responsável ou saem sozinhos sairão juntamente com o professor as 11:40
e 17:40 e aguardarão a chamada da pessoa responsável pelo portão para que
possam sair.
·
Por questões de segurança não é
permitida a permanência dos alunos no pátio ou nas escadas antes da saída do
transporte escolar. Os horários que concentram número maior de alunos
requerem mais atenção. Seja cuidadoso
·
Os professores que auxiliam na
saída dos alunos precisam estar atentos
à chamada do responsável pelo portão agilizando o processo .
·
Para sair sozinho o aluno deve
ter autorização por escrito assinada na secretaria .
·
Consultar
sempre a secretaria antes de
dispensar qualquer aluno sozinho ou com pessoa que habitualmente não o retira .
solicitado pela administração e informar
as urgências sempre que necessário.
SESSÃO NORMATIVA
1. ASSIDUIDADE
E PONTUALIDADE
A
primeira obrigação do professor é não faltar e ser pontual , portanto evite ao máximo
ausências e atrasos pois eles
comprometem o seu trabalho e dos outros.
® Chegar
ao colégio com pelo menos 5 minutos de antecedência para assumir suas funções
pontualmente
® Em caso de imprevisto entrar em contato
direto com a secretaria da escola (não enviar mensagens)
® Observar
os horários de aula para evitar atrasos em geral, especialmente nas aulas
específicas. O professor da turma deve
estar aguardando a saída do professor especialista na porta da sala, pois além
de não gerar atrasos os alunos não podem ficar sozinhos
® Seja pontual nos horários de entrada, recreio, aulas extras e
saídas. Lembre-se: você é o exemplo
Não se esquecer de assinar o livro ponto diariamente registrando o
horário exato em que está saindo ou
chegando
A pontualidade
também abrange a entrega de documentos e trabalhos em geral
2. HORÁRIOS
Os horários dos professores foram cuidadosamente
planejados para garantir toda a organização e funcionamento da escola em todas
as suas rotinas. Todas as rotinas específicas foram descritas no
quadro de horários dos professores caso
alguma delas esteja com problemas no horário
comunique a coordenação para a análise da necessidade de reorganização
Respeitar
e contribuir com os horários e rotinas dos demais profissionais da escola e
orientar os alunos a fazer o mesmo.
3.UNIFORME
® O uniforme é sugerido para os alunos para melhor organização e segurança e professor deve incentivá-los a isso
® Os professores devem utilizar as camisetas fornecidas pelo colégio em
dias de reunião de pais e eventos, e durante as aulas o avental azul do Colégio
® Os professores que quiserem podem também adquirir camisetas e agasalhos
junto ao nosso fornecedor.
® Orientar os
pais a nomear o uniforme de seu filho, para que não haja a perda do mesmo. Caso
ele prefira, o professor pode nomeá-lo.
4. OBJETOS E UNIFORMES PERDIDOS
® Os objetos perdidos ficarão sob a responsabilidade da secretaria em um
setor de achados e perdidos.
® Orientar os alunos quanto aos cuidados com eles guardando-os sempre e/ou
ensinando a guardar
® Todo material do aluno solicitado ou entregue pela secretaria é de
responsabilidade do professor pegar e guardar ou auxiliar os alunos a fazê-lo
mantendo o controle
® É de responsabilidade do professor os todos os pertences do aluno em sala
de aula
5. POSTURA
® Use a lousa apenas para as
idéias essenciais, fique o mínimo possível de costas para o grupo;
® Movimento Corporal - O
corpo diz muito sobre você mesmo e os outros. Gestos, postura e posição são
sinais da tentativa do seu corpo trazer à tona os sentimentos. Segundo os
padrões ocidentais, quando uma pessoa gosta de outra, a tendência é de que se
incline ou se movimente em direção a ela;
® Ocupação espacial - É
importante notar que as pessoas confiantes e que, por consequência, geram mais
credibilidade, ocupam espaços maiores, estendendo os braços e pernas, tomando
um território maior. De maneira contrária, pessoas inseguras tendem a flexionar
braços e pernas contra o próprio corpo, retraindo-se numa posição semelhante à
fetal;
O
sorriso é um dos sinais de comunicação com um sentido universal: ele expressa
alegria, felicidade, afeição e gentileza. Não existe melhor forma de formar
vínculos afetivos do que ser uma pessoa sorridente;
Chame os alunos pelo nome - Além de o
próprio nome ser a palavra mais escutada durante toda a vida de uma pessoa, a
personalização, segundo a etologia, tem uma força muito grande na formação do
vínculo afetivo; Se você tiver dificuldade use ferramentas como crachás,
etiquetas, pulseiras... Use o nome completo e não apenas inícios ou apelidos
(Gui, Gu,etc ) porque estes não são seus nomes .
Empatia
- Colocar-se no lugar do outro antes de responder uma pergunta tende a gerar a
sensação de compreensão por parte de quem a escuta;
Reconhecimento – Falado: Os elogios
são as formas de reconhecimento preferidas entre as pessoas que executam um bom
trabalho. O melhor elogio é feito, na hora, de maneira específica e sincera.
Por escrito: Notas escritas à mão e observações em provas e trabalhos são
formas muito eficazes de valorizar e incentivar o bom desempenho. Em público:
Sempre estimule e verbalize tudo aquilo que você quer que se repita em sala de
aula; Carimbos também são ótimos incentivos
Evite ausentar-se
das atividades enquanto os alunos estiverem sob sua responsabilidade;
Mantenha seu tom
de voz. Fale com transparência, cautela e delicadeza, mas com segurança. Atente
para o vocabulário no diálogo com os alunos, evitando comentários que possam
dar margem a dupla interpretação; Não grite com
os alunos
Restrinja os comentários sobre os alunos que não
contribuam para o crescimento dos mesmos, principalmente frente ao aluno e/ou
ao grupo.
Evite comentários sobre sua vida pessoal
Use o português corretamente e sem gírias. Estude português !!!!!
6. ANÁLISE
DE DESEMPENHO
Todos
os meses o desempenho do professor e a
produtividade da turma serão analisados de acordo com os critérios expostos na
Reunião de Planejamento Estratégico e Pedagógico do Semestre cuja planilha está
anexa a este manual.
PARA CORPO DOCENTE INFANTIL
} Monitoramento
} Monitoramento
funções extras
} Assiduidade
} Pontualidade
} Semanário
} Reunião
de Monitoramento
} Capacitações
} Entrega
de relatórios
} Utilizar
a Plataforma Universitario
} Endomarketing
} Diários
} Participação
de Pais em Eventos
} Uniforme
} Planilha
de Notas (1 ano)
} Lembrancinhas
} Eventos
} Pauta de
Reunião
} Monitoramento
de aluno
} Manutenção
de aluno
} Atendimento
ao cliente
} CECAP
} Inadimplência
PARA CORPO DOCENTE FUNDAMENTAL
} Monitoramento
} Monitoramento
funções extras
} Assiduidade
} Pontualidade
} Semanário
} Reunião
de Monitoramento
} Capacitações
} CECAP
} Entrega
de Avaliações Bimestrais
} Atividade
Avaliativa
} Entrega
de relatórios
} Utilizar
a Plataforma Universitario
} Endomarketing
} Diários
} Participação
de Pais em Eventos
} Uniforme
} Planilha
de Notas
} Lembrancinhas
} Eventos
} Pauta de
Reunião
} Monitoramento
de aluno
} Manutenção
de aluno
} Atendimento
ao cliente
} Inadimplência
PARA CORPO DOCENTE ESPECIALISTAS
} Monitoramento
} Monitoramento
funções extras
} Assiduidade
} Pontualidade
} Semanário
} Reunião
de Monitoramento
} Capacitações
} CECAP
} Entrega
de Avaliações Bimestrais
} Atividade
Avaliativa
} Entrega de
relatórios
} Utilizar
a Plataforma Universitario
} Endomarketing
} Diários
} Uniforme
} Planilha
de Notas
} Lembrancinhas
} Eventos
} Pauta de
Reunião
} Atendimento
ao cliente
} Inadimplência
07. REUNIÕES DE
MONITORAMENTO.
Todos os docentes do Colégio
Eduki participarão das reuniões de monitoramento, onde serão tratados de
assuntos pedagógicos pertinentes ao trabalho com o aluno e feedback da análise
de desempenho do professor, todas as janelas destinadas à Direção do Colégio.
08. DIVERSOS
® Nosso trabalho é de equipe, portanto é
necessário que todos façam o seu melhor
dentro e fora da sala de aula !!!!
® Sugestões serão sempre
bem vindas desde que respeitem e favoreçam ao foco principal do trabalho que é
a qualidade de atendimento da escola como um todo e não de uma única turma;
® Não alterar a posição do armário e das prateleiras da sala.
(layout padrão das salas). Isso ajuda a manter uma imagem muito mais agradável
para quem esta olhando a escola.
® Não é
permitido colar nada nas portas, armários, paredes, teto e ao redor da lousa e
na própria lousa. Mantendo também a sala em boas condições o semestre todo.
® Em dias de eventos, para identificação das atividades nas salas
as professoras usarão aventais elaborados por elas, de forma dinâmica e
informativa, evitando assim colar cartazes nas portas.
® O comitê
da felicidade também será trabalhado com
os alunos.
® Planeje sua aula antecipadamente, solicitando o material que for
necessário com antecedência (cópias, aparelhos, mapas e outros);
® O registro é uma importante ferramenta do trabalho pedagógico;
® Anote os
fatos significativos da vida escolar de seus alunos à medida que acontecem,
facilitando a elaboração de seus relatórios ( adote um cadernos de registros).
® Comunique à coordenação eventos e fatos (mesmo que aparentemente
sem importância) que possam gerar conflitos com os responsáveis.
® Seja sempre discreto ao mencionar as especificidades do aluno,
chame sempre a mãe para conversar em particular para nunca expor o caso do
aluno, fiquem sempre atentas as suas atitudes (antes da reunião de pais).
® Oriente seus alunos para organizarem-se nas entradas, nos
recreios e nas saídas, evitando acidentes;
® Proporcione situações que favoreçam o respeito entre os colegas e
as pessoas que trabalham na escola; use as regras da EI
® Não é permitido colar nada diretamente nas paredes, portas,
lousa, armário e teto
® Converse individualmente
com os alunos, procurando orientá-los quanto à postura;
® Utilize os horários vagos para planejamento, pesquisas e
correções permanecendo na sala dos professores. Lembramos que no horário de
janela o professor está a serviço da escola.
® Mantenha um bom relacionamento com os pais preservando sua
privacidade.
® Telefones e e-mails pessoais não devem ser fornecidos aos pais
® NÃO é permitido compartilhar informações do colégio no Facebook.
® Só é permitido o uso da imagem dos alunos no FACEBOOK do colégio
pois está autorizado o uso da imagem através do contrato educacional do ano
letivo.
® Seja naturalmente simpático com os visitantes do colégio e ensine
seus alunos a fazerem o mesmo.
® Não é permitido falar ao celular , receber e escrever mensagens
em sala de aula. Dê o exemplo porque os alunos também não podem...
® Notebooks podem utilizados desde que exclusivamente para
exposições nas as aulas (discriminando o uso no semanário)
® Especialistas
guardarão o material na sala dos professores no armário, conforme as divisões.
® Cuidado com roupas curtas e decotes.
® Nunca deixar os alunos sozinhos. Em caso de necessidade solicitar
sempre ajuda. Capriche no seu semanário
ele é o seu cartão de visitas observando sempre a grade da turma.
® O cronograma de datas do ano é parte integrante deste Manual e
discorre sobre o calendário escolar e todas as datas pré fixadas.

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