UNIDADE I - SESSÃO PEDAGÓGICA E NORMATIVA


SESSÃO PEDAGÓGICA

1 – AGENDA ESCOLAR DO ALUNO
 É responsabilidade do professor verificar a agenda diariamente e  se o aluno a entregou ou não e  não  deixar nenhum recado sem visto e/ou resposta triando e encaminhando ao setor necessário.
Recados endereçados à secretaria/direção/coordenação/cantina devem ser encaminhados no primeiro horário ao setor responsável já respondido (se for o caso) para vistos e providências.
1.1. CANTINA
A cantina do Colégio Eduki oferece alimentação saudável e de qualidade. Os lanches oferecidos aos alunos devem ser preparados no dia. Desta forma, os pedidos precisam ser enviados para a cantina logo no primeiro momento do dia, pois todos os departamentos tem horários a seguir.
Os efetuam as suas compras através do Cartão da Cantina, que estará vinculada aos pedidos de cantina, onde os pais poderão recarregar pelo sistema informatizado
            ®  Solicitar que um aluno faça a entrega, pois o professor não deve deixar a turma sozinha
            ®  Realizar todos os encaminhamentos de uma única vez
®  Avisar a cantina e a secretaria do Colégio quando houver agendado a data de aniversario do aluno (descartáveis ficam por conta dos pais).
1.2 BILHETES
 ® Todos os bilhetes recebidos e/ou escritos devem ser vistados pela coordenação, direção ou secretaria
            ®  As professoras do Maternal e jardim devem escrever diariamente como foi o dia da criança (manhã e tarde).
            ®  Para visto de a coordenação entregá-las até 10h00min e 16h90min;
            ® Colar  todos os bilhetes entregues nas agendas  verificando diariamente se  todos foram enviados principalmente se a criança faltou ou esqueceu a agenda  , ficar bem atenta  pois falhas na comunicação o geram muitos transtornos  e reclamações
            Em caso de faltas do aluno  solicite a secretaria que ligue para a família se houver algum comunicado importante
2 –  ATENDIMENTO E ENTREVISTAS COM OS PAIS
A professor deverá preencher a ficha de pré atendimento informando os principais pontos a serem tratados com o pai no seu atendimento, para ciência e aprovação da  coordenação.
            No caso da solicitação ser feita pelo Colégio o professor deve elaborar um relatório para ser apresentado e entregá-lo à coordenação com no mínimo dois dias de antecedência para análise e/ou alterações
Se o agendamento foi solicitado pelos responsáveis o professor deve estar munido dos seus registros e/ou material do aluno para facilitar o atendimento.
            ®   Todos os atendimentos deverão ser registrados na ficha de atendimento aos pais.
            ®  Marcar  nos horários de aulas específicas, caso haja necessidade de outro horário consulte a coordenação.
            ®  Não realizar atendimento no portão ou na rua nem na entrada e saída dos alunos
            ®  Usar sempre a sala de atendimento não realizando atendimentos no pátio.
         ®  Cuidado sobre o que dizer aos pais, evitar o diagnóstico impróprio do desenvolvimento do aluno. Uma palavra dita errada, poderá acarretar prejuízos futuros para o aluno.
®  A reunião de pais do bimestre será destinada somente para o resultado final do seu trabalho, então utilizar os horários das janelas para resolver pendências pedagógicas.
2.1 SAC (SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE)
            Um dos objetivos do Colégio Eduki é o atendimento personalizado e melhor atender ao cliente. Portanto, as informações dos pais como sugestões, criticas e elogios são tabulados em um formulário impresso de Atendimento ao Cliente. As informações são colhidos por atendimento telefônico, email, site, facebook ou pessoalmente.
3 -  ORGANIZAÇÃO DAS  AULAS 
            Dinamize as aulas, explorando o espaço físico (dentro e fora da classe) interagindo com o grupo e evitando a postura de distanciamento ao ficar muito tempo sentado na mesa do professor.
           Caso necessite mudar a disposição das carteiras sinta-se à vontade, é até positivo, mas lembre-se de que após o término de sua aula estas devem retornar à posição inicial;
            ®  Não peça para alunos carregarem cadeiras ou carteiras, isso poderá gerar possíveis transtornos.
            ®  Ao término do seu período de aula, favor guardar as canetas e apagadores, desligar as luzes e os ventiladores.
            ®  Organizar e manter a sala muito bem arrumada , inclusive o material do professor dentro e fora da sala.
            ®  Seja o último a sair da sala de aula visando assim evitar possíveis transtornos.       
            ®  Nas aulas das Especialistas as professoras da sala não devem deixar atividades e nem apostilas com os alunos para continuarem na volta, isso atrapalha a aula da especialista, retire sempre da mesa essas atividades e as distribua novamente depois .
            ®  Não utilizar o pátio nos horários de entrada e saída do transporte.
® Manutenção: registrar todas as necessidades no relatório periódico.
 A organização da sala de aula é de responsabilidade do professor bem como os materiais que ela contém.
             É importante organizar e cuidar muito bem do material dos alunos recebido através da lista garantindo a melhor durabilidade possível e orientar os alunos para isso.  Conferir e identificar todo material recebido para evitar perdas , aborrecimentos e a necessidade da professora ter que ressarcir aos pais o material perdido.
                 Lembre-se de observar os  alunos que necessitam de maior supervisão e  orientação , aqueles que  ainda não possuem a autonomia necessária  deverão  ser estimulados pelo professor no sentido de saberem se organizar  e conservar seus materiais  de acordo com as possibilidades de sua faixa etária e/ou estágio de desenvolvimento.
Se o docente precisar solicitar para os pais ou para a escola algum material deverá ser fazer com antecedência mínima de quinze dias  
Solicitar apenas o estritamente necessário  evitando sempre o desperdício.
O acesso ao almoxarifado é somente da secretaria e Coordenação/Direção.
Todas as folhas de sulfite dos alunos serão encaminhados para a Secretaria  onde farão o controle das cópias e quantidade de impressão por turma.
            ® Liberar os alunos para o banheiro e/ou higiene no máximo em duplas evitando bagunça e sujeiras desnecessárias (alunos do Fundamental devem  fazer sua higiene nos banheiros de cima, oriente os mesmos.)
            ® Orientar os alunos a utilizarem as garrafinhas para tomar água  enchendo-as até a metade para evitar o desperdício e reabastecendo somente quando necessário.
             ® O professor também deve utilizar uma garrafinha . Seja o exemplo !!!!
            ® Verificar sempre se a garrafinha não esta precisando ser trocada,
           ® O aluno não deve  deixar  a garrafinha  na escola
            ® Orientar os alunos na hora do lanche para que não derrubem tanta sujeira no chão e que usem tolhas ou guardanapos sob o lanche para melhor higiene.
            Atentar-se para a hora da saída, verificando se a criança está limpa, com sapatos amarrados, blusa de frio sempre que necessário.

4. IMPREVISTOS  E OCORRÊNCIAS DE SAÚDE  DOS ALUNOS
            Alunos que passem mal ou se machuquem devem ser encaminhados à secretaria imediatamente !!!!!
            Todos os professores têm que estar certificados e preparados para realizarem os procedimentos ensinados nos Treinamentos de Primeiros Socorros
  TODAS AS OCORRÊNCIAS PRECISAM SER REGISTRADAS NA AGENDA DO ALUNO E NO LIVRO DE OCORRÊNCIAS DO COLÉGIO

5 – METODOLOGIA DO DOCENTE
            Não se esqueça de que aulas expositivas não são a única estratégia de aula existente. Alterne-a e utilize outras técnicas, como dinâmicas de grupo, jogos, filmes, dinâmicas e sensibilizações;
            Mudanças de ambiente também são muito favoráveis. Novos ambientes ajudam a promover novas atitudes e comportamentos. Uma simples leitura no pátio traz outro ar a turma...
            Não fique limitado ao livro / Material didático. Seja criativo!!!!!!
            Sua metodologia deve se adequar a proposta pedagógica da escola e as características da turma e dos alunos e não o contrário.
Solicitar apenas  impressões estritamente  necessárias não esquecendo que há  cadernos, apostilas, produções individuais, coletivas  e outros tantos recursos a serem utilizados. Sendo autorizados somente as atividades em anexo do material e retiradas do portal. 
Preencher sempre o formulário de impressão ao solicitá-las.
Entregá-las à coordenação atentando aos prazos definidos no cronograma de datas. É importante que a docente envie as impressões no email semanarioeduki2018@gmail, com a formatação pronta. As colaboradoras da Secretaria não estão autorizadas a formatar as atividades, portanto para que as impressões serão realizadas, devem estar certas.
Observar os padrões estéticos utilizando sempre margem, logo e cabeçalho enviado pela professora de informática solicitando auxilio a ela sempre que necessário.
            Atividades consideradas fora dos padrões não serão impressas. Capriche !!!!
CTodo o material de impressão deve ser autorizado pela coordenação (a secretaria não tem essa autonomia e devolverá qualquer solicitação não autorizada e fora do dia).
6.DISCIPLINA DOS ALUNOS
            ®  Estabeleça desde o primeiro dia de aula com extrema clareza os combinados com  as regras de atitudes aceitas pelo professor e pelo grupo. Defina os limites discutindo com a classe de forma participativa;
            ®  Mostre-se firme e persistente, mas tenha bom senso na cobrança dos limites;
            ®  Elogios devem ser feitos em público valorizando as atitudes que devem ser repetidas. Críticas devem ser feitas em particular apontando as correções necessárias sem expor o aluno 
            ®     Utilizar os conceitos da ESCOLA DA INTELIGÊNCIA sobre atitudes saudáveis e não saudáveis, aprender a conviver com o outro, a respeitar etc.
            ®  Identifique os casos isolados de condutas resistentes e chame o aluno para uma conversa. Passe a imagem de que a indisciplina pessoal é uma particularidade. Caso a conduta negativa persista analise o caso com a coordenação;
            ®  Não permita a aglomeração de alunos na mesa do professor, pois é você quem deve ir à mesa do aluno 
            ®  Não utilizar práticas antigas como pedir para um aluno olhar a turma, marcar nomes, abaixar a cabeça na mesa, etc
            ®  Não é permitido manter o aluno ou os alunos lanchando sozinho na sala
®  Faça sempre uma reflexão sobre o que é indisciplina... Será que você não está precisando se atualizar?
7. BRIGADA DE INCENDIO

Alunos e professores aprendem como agir em uma emergência
            O Colégio Eduki em parceria  com a Impacto Saúde, participa anualmente da Brigada de Incêndio  Escolar.
Durante o treinamento conduzido pelo Bombeiro da Impacto Saúde, professores, alunos e funcionários aprenderam que, em meio a uma eventual evacuação, é importante não correr. A saída deve ser andando – de forma ordenada e constante. Além disso, é essencial que todos conheçam previamente as saídas de emergência e os corredores em ambientes fechados. (JDL).
A professora deverá trabalhar primeiros socorros em sala de aula, através de atividade práticas e dinâmicas a fim de fixar de forma dinâmica os conteúdos importantes para a segurança dos alunos.
6-   ENTRADA , SAÍDA DE ALUNOS  E TRANSPORTE ESCOLAR
             As entradas das turmas nas salas devem iniciar pontualmente as 7h e as 13h liberando o pátio para a entrada do transporte e incentivando os alunos a serem pontuais.
Na saída os alunos que utilizam o transporte devem sair da sala ás 11h30  às 17h30 .
 Alunos que são retirados por um responsável ou saem sozinhos sairão juntamente com o professor as 11:40 e 17:40 e aguardarão a chamada da pessoa responsável pelo portão para que possam sair.
·         Por questões de segurança não é permitida a permanência dos alunos no pátio ou nas escadas antes da saída do transporte  escolar. Os horários que concentram número maior de alunos requerem mais atenção. Seja cuidadoso
·               Os professores que auxiliam na saída dos alunos precisam estar atentos à chamada do responsável pelo portão agilizando o processo .
·               Para sair sozinho o aluno deve ter autorização por escrito assinada na secretaria .
·                Consultar  sempre a secretaria  antes de dispensar qualquer aluno sozinho ou com pessoa que habitualmente não o retira .
solicitado pela administração e informar as  urgências sempre que necessário.


SESSÃO NORMATIVA

1. ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE
         A primeira obrigação do professor é não faltar e ser pontual , portanto evite ao máximo  ausências e atrasos pois eles comprometem o seu trabalho e dos outros.
         ® Chegar ao colégio com pelo menos 5 minutos de antecedência para assumir suas funções pontualmente
        ®  Em caso de imprevisto entrar em contato direto com a secretaria da escola (não enviar mensagens) 
        ® Observar os horários de aula para evitar atrasos em geral, especialmente nas aulas específicas.  O professor da turma deve estar aguardando a saída do professor especialista na porta da sala, pois além de não gerar atrasos os alunos não podem ficar  sozinhos
      ® Seja pontual nos horários de entrada, recreio, aulas extras e saídas. Lembre-se: você é o exemplo
        Não se esquecer de assinar o livro ponto diariamente registrando o horário exato  em que está saindo ou chegando
       A pontualidade  também abrange a entrega de documentos e trabalhos em geral  
2. HORÁRIOS
            Os horários dos professores foram cuidadosamente planejados para garantir toda a organização e funcionamento da escola em todas as suas rotinas.                      Todas as rotinas específicas foram descritas no quadro de horários dos professores        caso alguma delas  esteja com problemas no horário comunique a coordenação para a análise da necessidade de reorganização
            Respeitar e contribuir com os horários e rotinas dos demais profissionais da escola  e  orientar os alunos a fazer o mesmo.       
 3.UNIFORME
            ®  O uniforme é sugerido para os alunos para melhor organização e segurança  e professor deve incentivá-los a isso
            ®  Os professores devem utilizar as camisetas fornecidas pelo colégio em dias de reunião de pais e eventos, e durante as aulas o avental azul do Colégio
            ®  Os professores que quiserem podem também adquirir camisetas e agasalhos junto ao nosso fornecedor.
            ®  Orientar  os pais a nomear o uniforme de seu filho, para que não haja a perda do mesmo. Caso ele prefira, o professor pode nomeá-lo.
4. OBJETOS E UNIFORMES PERDIDOS
            ®  Os objetos perdidos ficarão sob a responsabilidade da secretaria  em um  setor de achados e perdidos.
            ®  Orientar os alunos quanto aos cuidados com eles guardando-os sempre e/ou ensinando a guardar
            ®  Todo material do aluno solicitado ou entregue pela secretaria é de responsabilidade do professor pegar e guardar ou auxiliar os alunos a fazê-lo mantendo o controle 
            ®  É de responsabilidade do professor os todos os pertences do aluno em sala de aula
5. POSTURA
            ®  Use a lousa apenas para as idéias essenciais, fique o mínimo possível de costas para o grupo;
            ®  Movimento Corporal - O corpo diz muito sobre você mesmo e os outros. Gestos, postura e posição são sinais da tentativa do seu corpo trazer à tona os sentimentos. Segundo os padrões ocidentais, quando uma pessoa gosta de outra, a tendência é de que se incline ou se movimente em direção a ela;
            ®  Ocupação espacial - É importante notar que as pessoas confiantes e que, por consequência, geram mais credibilidade, ocupam espaços maiores, estendendo os braços e pernas, tomando um território maior. De maneira contrária, pessoas inseguras tendem a flexionar braços e pernas contra o próprio corpo, retraindo-se numa posição semelhante à fetal;
            O sorriso é um dos sinais de comunicação com um sentido universal: ele expressa alegria, felicidade, afeição e gentileza. Não existe melhor forma de formar vínculos afetivos do que ser uma pessoa sorridente;
            Chame os alunos pelo nome - Além de o próprio nome ser a palavra mais escutada durante toda a vida de uma pessoa, a personalização, segundo a etologia, tem uma força muito grande na formação do vínculo afetivo; Se você tiver dificuldade use ferramentas como crachás, etiquetas, pulseiras... Use o nome completo e não apenas inícios ou apelidos (Gui, Gu,etc ) porque estes não são seus nomes .
            Empatia - Colocar-se no lugar do outro antes de responder uma pergunta tende a gerar a sensação de compreensão por parte de quem a escuta;
            Reconhecimento – Falado: Os elogios são as formas de reconhecimento preferidas entre as pessoas que executam um bom trabalho. O melhor elogio é feito, na hora, de maneira específica e sincera. Por escrito: Notas escritas à mão e observações em provas e trabalhos são formas muito eficazes de valorizar e incentivar o bom desempenho. Em público: Sempre estimule e verbalize tudo aquilo que você quer que se repita em sala de aula; Carimbos também são ótimos incentivos
            Evite ausentar-se das atividades enquanto os alunos estiverem sob sua responsabilidade;
            Mantenha seu tom de voz. Fale com transparência, cautela e delicadeza, mas com segurança. Atente para o vocabulário no diálogo com os alunos, evitando comentários que possam dar margem a dupla interpretação; Não grite com  os alunos
            Restrinja os comentários sobre os alunos que não contribuam para o crescimento dos mesmos, principalmente frente ao aluno e/ou ao grupo.
            Evite comentários sobre sua vida pessoal
            Use o português corretamente  e sem gírias. Estude português !!!!! 
6. ANÁLISE DE DESEMPENHO
            Todos os meses  o desempenho do professor e a produtividade da turma serão analisados de acordo com os critérios expostos na Reunião de Planejamento Estratégico e Pedagógico do Semestre cuja planilha está anexa a este manual.
PARA CORPO DOCENTE INFANTIL
}  Monitoramento
}  Monitoramento funções extras
}  Assiduidade
}  Pontualidade
}  Semanário
}  Reunião de Monitoramento
}  Capacitações
}  Entrega de relatórios
}  Utilizar a Plataforma Universitario
}  Endomarketing
}  Diários
}  Participação de Pais em Eventos
}  Uniforme
}  Planilha de Notas (1 ano)
}  Lembrancinhas
}  Eventos
}  Pauta de Reunião
}  Monitoramento de aluno
}  Manutenção de aluno
}  Atendimento ao cliente
}  CECAP
}  Inadimplência

PARA CORPO DOCENTE FUNDAMENTAL
}  Monitoramento
}  Monitoramento funções extras
}  Assiduidade
}  Pontualidade
}  Semanário
}  Reunião de Monitoramento
}  Capacitações
}  CECAP
}  Entrega de Avaliações Bimestrais
}  Atividade Avaliativa
}  Entrega de relatórios
}  Utilizar a Plataforma Universitario
}  Endomarketing
}  Diários
}  Participação de Pais em Eventos
}  Uniforme
}  Planilha de Notas
}  Lembrancinhas
}  Eventos
}  Pauta de Reunião
}  Monitoramento de aluno
}  Manutenção de aluno
}  Atendimento ao cliente
}  Inadimplência

PARA CORPO DOCENTE ESPECIALISTAS
}  Monitoramento
}  Monitoramento funções extras
}  Assiduidade
}  Pontualidade
}  Semanário
}  Reunião de Monitoramento
}  Capacitações
}  CECAP
}  Entrega de Avaliações Bimestrais
}  Atividade Avaliativa
}  Entrega de relatórios
}  Utilizar a Plataforma Universitario
}  Endomarketing
}  Diários
}  Uniforme
}  Planilha de Notas
}  Lembrancinhas
}  Eventos
}  Pauta de Reunião
}  Atendimento ao cliente
}  Inadimplência
07. REUNIÕES DE MONITORAMENTO.
           
            Todos os docentes do Colégio Eduki participarão das reuniões de monitoramento, onde serão tratados de assuntos pedagógicos pertinentes ao trabalho com o aluno e feedback da análise de desempenho do professor, todas as janelas destinadas à Direção do Colégio.

08. DIVERSOS
            ® Nosso trabalho é de equipe, portanto é necessário que todos façam o seu melhor  dentro e fora da sala de aula !!!!
            ® Sugestões serão sempre bem vindas desde que respeitem e favoreçam ao foco principal do trabalho que é a qualidade de atendimento da escola como um todo e não de uma única turma;
            ® Não alterar a posição do armário e das prateleiras da sala. (layout padrão das salas). Isso ajuda a manter uma imagem muito mais agradável para quem esta olhando a escola.
            ® Não é permitido colar nada nas portas, armários, paredes, teto e ao redor da lousa e na própria lousa. Mantendo também a sala em boas condições o semestre todo.
            ® Em dias de eventos, para identificação das atividades nas salas as professoras usarão aventais elaborados por elas, de forma dinâmica e informativa, evitando assim colar cartazes nas portas.
            ® O comitê da felicidade também será  trabalhado com os alunos.
            ® Planeje sua aula antecipadamente, solicitando o material que for necessário com antecedência (cópias, aparelhos, mapas e outros);
            ® O registro é uma importante ferramenta do trabalho pedagógico;
             ® Anote os fatos significativos da vida escolar de seus alunos à medida que acontecem, facilitando a elaboração de seus relatórios ( adote um cadernos de registros).
            ® Comunique à coordenação eventos e fatos (mesmo que aparentemente sem importância) que possam gerar conflitos com os responsáveis.
            ® Seja sempre discreto ao mencionar as especificidades do aluno, chame sempre a mãe para conversar em particular para nunca expor o caso do aluno, fiquem sempre atentas as suas atitudes (antes da reunião de pais).
            ® Oriente seus alunos para organizarem-se nas entradas, nos recreios e nas saídas, evitando acidentes;    
            ® Proporcione situações que favoreçam o respeito entre os colegas e as pessoas que trabalham na escola; use as regras da EI
            ® Não é permitido colar nada diretamente nas paredes, portas, lousa, armário e teto
          ® Converse individualmente com os alunos, procurando orientá-los quanto à postura;
         ® Utilize os horários vagos para planejamento, pesquisas e correções permanecendo na sala dos professores. Lembramos que no horário de janela o professor está a serviço da escola.
            ® Mantenha um bom relacionamento com os pais preservando sua privacidade.
            ® Telefones e e-mails pessoais não devem ser fornecidos aos pais
            ® NÃO é permitido compartilhar informações do colégio no Facebook.
            ® Só é permitido o uso da imagem dos alunos no FACEBOOK do colégio pois está autorizado o uso da imagem através do contrato educacional do ano letivo.
            ® Seja naturalmente simpático com os visitantes do colégio e ensine seus alunos a fazerem o mesmo.
            ® Não é permitido falar ao celular , receber e escrever mensagens em sala de aula. Dê o exemplo porque os alunos também não podem...
            ® Notebooks podem utilizados desde que exclusivamente para exposições nas as aulas (discriminando o uso no semanário)
            ® Especialistas guardarão o material na sala dos professores no armário, conforme as divisões.
            ® Cuidado com roupas curtas e decotes.
            ® Nunca deixar os alunos sozinhos. Em caso de necessidade solicitar sempre ajuda. Capriche no seu semanário  ele é o seu cartão de visitas observando sempre a grade da turma.
            ® O cronograma de datas do ano é parte integrante deste Manual e discorre sobre o calendário escolar e todas as datas pré fixadas.


















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