NÍVEIS DA ESCRITA – SONDAGEM 1º ANO _____ DATA:___/____/_____
NOME
|
PRÉ-SILABICO
|
SILÁBICO
|
SILÁBICO ALFABETICO
|
ALFABETICO
|
OBSERVAÇÃO
|
Pré-silábico
1. Escreve utilizando grafismos e outros símbolos
2. Utiliza letras para escrever
3. produz escritas diferenciadas (exigência de quantidade mínima de letras e variedade)
Silábico
1. Estabelece relação entre fala e escrita (faz corresponder para cada sílaba oral uma marca) utilizando grafismos e outros símbolos.
2. Estabelece relação entre fala e escrita (faz corresponder para cada sílaba oral um grafismo).
3. Estabelece relação entre fala e escrita, utiliza letras mas sem fazer uso do valor sonoro convencional.
4. Estabelece relação entre fala e escrita, ora utilizando uma letra para cada silaba, ora utilizando mais letras
Alfabética
1. Produzem escritas alfabéticas mesmo não observando as convenções ortográficas da escrita.
2. Produz escritas alfabéticas,observando algumas convenções ortográficas da escrita.
3. Produz escritas alfabéticas sempre observando as convenções ortográficas da escrita.
Fonte: Programa Ler e escrever
COMO FAZER:
1 – ESCOLHA UM CAMPO SEMANTICO PARA A FORMAÇÃO DAS PALAVRAS EX: CAFÉ DA MANHÃ
2 – DITAR AS PALAVRAS PARA AS CRIANÇAS, POLISSIBADAS, TRISSILAVAS, DISSILABAS E MONOSSILABA. E A FRASE FINAL EX:
Nome: _____________________________________________________Série__________data:___/___/___
BISNAGUINHA (POLISSILABA)
LEITE(TRISILLABA)
CAFÉ (DISSILABA)
PÃO (MONOSSILABA)
“EU GOSTO DE CAFÉ DA MANHÔ (FRASE)
Obs No dia da reunião de pais elaborar um cartaz indicando a quantidade de alunos nas fases da escrita, sem mencionar os nomes dos alunos.
Usar o conceito de rendimento da turma sem comparações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário